menu

Image Map

22 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Faça o autoexame


Olá pessoal tudo bem? 
Todos sabem que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997 as cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro para identificar a conscientização. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo



No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

O câncer é uma doença relativamente rara antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. 



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Identificar alterações precocemente aumenta as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama. Faça o autoexame e procure um médico!


IMPORTANTE SABER:

- Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho.

- A dor também deve ser considerada, embora não seja freqüente em casos de câncer de mama

- Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.

- O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.

(Clique aqui e veja o passo a passo do autoexame

Fonte: wikipedia

Saiba mais: INCA




Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Propaganda