menu

Image Map

28 de maio de 2014

Como criar uma horta em casa

Olá pessoal tudo bem? Vocês já pensaram em criar sua própria hortinha em casa? É bem simples, além de uma ótima terapia, ela  pode dar um visual bonito ao ambiente, seja ele na janela da cozinha, jardim ou na varanda... 

Você pode começar a cultivar seus temperos favoritos agora! Quer saber como? Então anote ai!
*Suas plantas precisaram da luz do sol por boa parte do dia. Se o local receber até 4 horas de sol ao longo do dia, você poderá plantar hortelã, tomilho, salsa, cebolinha e capuchinha, mas com uma qualidade melhor.
*Se for plantar em vasos, você precisará de plantas de raiz curta. As mais usadas são:
Alface, Salsa, Cebolinha, Pimentão, Coentro, Tomate-cereja, Manjericão, Hortelã, Orégano, Sálvia, Alecrim, Morango, Rúcula e Couve
*Selecione vasos plásticos. O volume mínimo desse vaso é de 1 litro. Pode usar também a garrafas PET de 2 litros. Nesse caso, é só cortar a boca e furar o fundo. Pote de sorvete também serve.
*Use sementeira e ponha uma semente por cavidade, para que as raízes não se entrelacem. Só depois das mudas estarem fortes, passe para os vasos. E uma boa dica de sementeira é caixa de ovos  de isopor.
*Hoje em dia encontramos uma terra pronta. Prefira terra adubada enriquecida com NPK (nitrogênio - fósforo - potássio), e assegure que o pH da terra seja em torno de 6. Em terra diferente desse pH, a probabilidade da planta vingar é mínima.
*É importante lembrar que as plantas, quando crescem, precisam de um espaço entre si para que se desenvolvam bem! Se você optar por jardineiras, tenha em mente que um pé de alface precisa de 20 cm entre os pés. Já o tomate e a couve demandam pelo menos 35 cm de distância. 
*Além de ter furos nos fundos, os vasos deverão ter um esquema de drenagem: coloque cascalhos ou pedras no fundo e forre internamente o vaso com manta de bidim (vende em lojas de artigos para jardinagem). A manta vai evitar que a água escoe pra fora do vaso sem carregar terra, além de permitir que a terra e a raiz respirem. Se você optar por uma caixa plástica vazada ou vaso de cerâmica ou plantar em madeira, forre toda a superfície com uma lona.
*Até que a semente ou a muda vinguem, regue três vezes ao dia, sem encharcar. Após o trasplante, regue uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã.
E ai gostaram? 


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Propaganda