menu

Image Map

16 de janeiro de 2014

A evolução da maquiagem

Olá pessoal, hoje fiz um post que é mais pra matar a curiosidade. Que toda mulher adora maquiagem, não é novidade, né?! Então, mas de onde surgiu a maquiagem? 
O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto. Mas, a maquiagem vem lá da época do antigo Egito, quando Cleópatra ícone de beleza da época, fazia seus rituais de beleza tomando banhos de leite e aplicando máscara de argila no rosto. Na época, os egípcios pintavam seus olhos para evitar olhar direto para o "deus sol" com uma mistura mineral, malaquita com carvão e cinzas, o primeiro registro de maquiagem mineral da história. Essa mistura também era usado no intuito de proteger os olhos e pálpebras dos efeitos nocivos do sol.
Depois, já na idade média os chineses inventaram o pó-de-arroz, os japoneses então tiveram a idéia de utilizá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciúmes entre os homens. Aplicava-se o Oshiroi, um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz que ainda hoje é utilizado por gueixas.

Já no ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado na idade média, mulheres que pintassem o rosto eram consideradas mulheres prostitutas.
Nesse período a maquiagem foi abandonada na Europa pois a vaidade não era visto com bons olhos pelos religiosos.

Foi no início da década de 1920 que a maquiagem realmente se popularizou pelo mundo. Na década de 30 as divas do cinema conquistaram e arrasaram corações, a principal característica da maquiagem nesse período eram as sobrancelhas finas e olhos pretos esfumados.

Nos anos 40 e 50 o forte era delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis e deixando a mulher mais feminina.
 Os anos 60 foram marcados pela liberdade de expressão e pelo exagero. 
Na década de 70 as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções da alta-costura francesa, italiana e inglesa.

 Nos anos 80 houve uma divisão, de um lado mulheres super maquiadas, do outro maquiagem clean conforme tendência do culto do corpo e a valorização do natural.


Nos anos 90, depois de todo o excesso das décadas anteriores o mundo quis algo com menos cor e mais voltado ao natural, período chamado de "minimalismo".


A partir dos anos 90 até os dias de hoje a maquiagem só evoluiu. Surgiram mais produtos exclusivos para cada tipo e tom de pele, produtos que visam realçar o belo e disfarçar o defeito.

Nos dias atuais a maquiagem não é só sinônimo de beleza, hoje a questão de qualidade e benefícios de cada produto contam muito. Produtos a base de filtro solar, que nutrem a pele, que reduzem as rugas e linhas de expressão, que diminuem os poros do rosto, em fim. Hoje os produtos de beleza, além de maquiar, tratam a pele.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Propaganda