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11 de novembro de 2013

Quer emagrecer? Parte lV




Olá pessoal olha só as dicas da PronoKal que recebi no meu e-mail, dicas para quem quer começar a praticar exercícios físicos e não tem disposição. Sei que vencer a preguiça e começar a ginástica não é fácil (eu sei rsrsrs) mas é necessário vencer esse obstáculo. Por que é tão difícil vencer a preguiça e começar a praticar algum exercício físico? A natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos. O que fazer, então? São necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina vire um hábito consolidado. Enquanto isso, é preciso persistir, mesmo sem vontade.

1. Tenha um diário.Registre suas metas e sua evolução nos exercícios em um diário de papel, em um blog ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir e dá motivação nas horas difíceis;
 
2. Inspire-se em uma meta.Cole na sua geladeira um retrato antigo e diga para você mesmo que vai voltar à boa forma de antes;

3. Comece devagar.Nos primeiros dias de exercício, o corpo pode ficar dolorido. Para começar, meia hora por dia, duas vezes por semana, está ótimo. Não exagere, pois não queremos que você fique todo dolorido e desmotivado para continuar;

4. Crie metas realistas. Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca da Claudia Leitte são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 5 kg ou perder 5 cm de barriga em algumas semanas;

5. Ganhe recompensas.Após cada meta superada, estabeleça um prêmio (que não seja comida). Pode ser uma roupa nova, um perfume, um passeio ou algo que deixe você realizado e motivado para continuar perseguindo suas metas. Todo mundo precisa de motivação;

6. Encaixe o exercício físico na sua rotina. Se ama ver novela, não adianta tentar fazer exercício nesse horário. É mais fácil adquirir um hábito novo quando ele se encaixa no seu dia a dia. Se vai entrar numa academia, escolha uma perto da sua casa ou do trabalho;

7. Tenha uma "calça de referência".Se você quer emagrecer ou afinar a cintura, acostume-se a provar toda semana a mesma calça. É mais fácil perceber as pequenas mudanças no seu corpo assim do que se olhando no espelho;

8. Exercite-se com prazer. Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada na praia, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos, etc. Mas, se após duas semanas o exercício continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem;

9. Procure companhia.Acompanhado de alguém de quem gostamos, o tempo de exercício passa mais rápido e há mais estímulo para continuar. Se você não tem companhia, faça amigos na academia;

10. Pare de se sabotar. É comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro também. Pensamentos como "não cumpro nada do que prometo", seguidos de um sentimento de fracasso são típicos da autossabotagem. Se você deixar de fazer o exercício um dia, retome e siga em frente!
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