menu

Image Map

15 de julho de 2013

Saiba tudo sobre cabelos

Olá queridas leitoras, espero que vocês tenham gostado do curso básico de maquiagem. Bem apartir de hoje vou fazer postagens de dicas e cuidado das madeixas. Quem quiser saber mais vem comigo!




Composição e crescimento do cabelo


Um ser humano tem, dependendo da estrutura e cor do cabelo, entre 85.000-140.000 fibras de cabelo; das quais 30-100 são perdidas diariamente. Pessoas loiras, por exemplo, têm muito mais cabelo do que pessoas com cabelo escuro (média de fibras de cabelo para uma pessoa loira é de 140.000, e para uma pessoa com cabelo escuro é de 100.000). Mas o cabelo claro tem tendência a ser fraco e sensivel. No entanto, quase ninguém se deve conformar com o que a Mãe Natureza lhe deu, porque o cabelo pode ser mudado.
O cabelo é composto por aproximadamente 80% proteínas, 10-15% água, 5-10% lípidos, pigmentos e minerais. As proteínas formam a queratina do cabelo.Podemos analisar o cabelo como tendo duas partes: a parte que cresce fora da pele, o pelo, e a raíz que fica por baixo da superfície da pele.

Queratina
O cabelo consiste principalmente em queratina. Queratinas são proteínas, que são responsáveis pela textura e elasticidade do cabelo.

Glândulas sebáceas
Perto da pele, existem também as glândulas sebáceas que produzem óleo. A sua tarefa é manter o cabelo macio e suave. Às vezes estas glândulas produzem óleo a mais ou a menos, o que deixa o cabelo seco e áspero.

O ciclo do cabelo
O cabelo cresce cerca de 1-1.5 cm por mês. Depois de 3-7 anos de crescimento, a papila na raiz do cabelo deixa de atuar, fazendo parar o crescimento do cabelo e a raiz capilar retrai-se. Finalmente, o cabelo solta-se, cai e deixa espaço para um cabelo novo, que nasce na nova papila. Dado que os cabelos todos não estão sempre na mesma fase de crescimento, garante-se que o cabelo cresce de forma equilibrada. Uma queda de cabelo de 30-100 cabelos por dia é perfeitamente normal.

Danos no cabelo
O cabelo pode sofrer danos devido a várias influências externas. Estes danos podem ser divididos em quatro grupos:
- Danos mecânicos - devido ao pentear e puxar,
- Danos através do calor, por secar com secador ou utilizar um modelador de cabelo/ ferro de alisar.,
- Mudanças químicas - devido a pintar o cabelo, descolorar ou fazer permanentes,
- Danos devido aos raios-UV.
As influências negativas acima mencionadas tornam a superfície do cabelo áspera, as "telhas" soltam-se ou são destruídas. Portanto, o cabelo parece fraco e baço, fica difícil de pentear e áspero. Se o cabelo fica danificado, por exemplo, devido a calor, mudanças químicas ou luz solar intensa, perde estabilidade e força. Fica com tendência a partir e criar pontas espigadas. Com os produtos adequados estes danos podem ser reduzidos, para que o cabelo volte a ter um aspecto saudável.



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Propaganda