menu

Image Map

5 de abril de 2013

Dúvidas sobre o câncer de mama



Olá Amélias, estava lendo uma matéria sobre o câncer de mama e quis compartilhar com vocês.
Aqui vai as dúvidas mais frequentes: Quais os principais sintomas? Dói? Tem como prevenir?

O câncer de mama não é um tipo raro – todos conhecemos alguém que teve - e preocupa muito pois pode ser fatal.

É importante saber que em mais de 90% dos casos, as próprias mulheres é que o detectaram. Como? Fazendo o autoexame. Isso mesmo: apalpando as mamas regularmente. A partir dos 20 anos de idade, todas as mulheres devem fazer o teste uma vez por mês. A melhor época para fazer o autoexame é assim que a menstruação acabar. Essa é uma dica valiosa: tenha por hábito examinar suas mamas uma vez por mês, no final da menstruação.

Quais são os sinais de alerta?

O câncer de mama não dói, por isso, procure imediatamente o médico se você detectar qualquer nódulo, ou um “caroço”nas mamas, ou se sair líquido do mamilo, se as mamas mudarem de cor, de tamanho, ficarem vermelhas ou inflamadas, se apresentarem ferimentos sem causa ou se aparecerem nódulos em baixo dos braços.

Toda vez que houver suspeita deve-se realizar a mamografia. A mamografia é um Raio X das mamas. Quem já fez sabe que é um exame bastante incômodo pois para a imagem ficar boa é preciso comprimir as mamas no aparelho. Mas o benefício é tão grande que vale a pena passar alguns segundos de desconforto para ter um diagnóstico correto e preciso.

Importante lembrar: todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia rotineiramente, uma vez por ano.

A melhor forma de prevenção é cuidar bem de você mesma. Tenha uma alimentação saudável, não fume e pratique exercícios físicos. Isso pode parecer óbvio, mas é exatamente o que os estudos demonstram como a forma mais eficaz de evitar o câncer de mama.

Faça seu autoexame uma vez por mês. Ensine isso às mulheres a sua volta. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Cuide de você!
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Propaganda